Relatos

Como começou o meu trabalho de Auto Defensora Nacional

Data: 14/01/09  - Quarta-feira.

Foi muito bom eu conheci muitos lugares históricos, praias também e foram lugares lindos.

Parte

Eu sou Waldinéia, e no primeiro mandato eu estava com 29 anos, no segundo mandato eu estava com 31 anos.  E em 2003 eu estava com 33 anos.
Minha experiência como Autodefensora, foi de 1999 a 2001 e de 2001 a  2003.
Quero dizer que valeu a pena, cresci muito como pessoa e os colegas me ensinaram muito também, no período de reuniões muito cansativas aprendi muito com os presidentes de federações.
Continuarei falando sobre a viajem que fiz para o Rio Grande do Norte no momento de lazer eu aproveitei muito saí, fui ao cinema, estava passando filme de comedia gostei muito logo em seguida fomos lanchar no shopping.
Ao sair do cinema fomos direto para a lanchonete aonde eu pedi um copo de  suco de morango e para comer um sanduíche pequeno.

Primeira Parte - 1

ñ  Reunião da Diretoria Executiva da FENAPAES, realizada no dia 27 de março de 2003 em Pirenópolis - Goiás.

ñ  Reunião da Diretoria Executiva e Conselho de Administração da FENAPAES, realizada nos dias 28,29 e 30 de março de 2003, na cidade de Pirenópolis no Estado de Goiás.

ñ  Reunião da Diretoria Executiva da FENAPAES e conselho de Administração, realizada nos dias 28 e29 de agosto de 2002  em Brasília - DF.

ñ  Reunião do Conselho de Administração e Diretoria Executiva da FENAPAES, realizada de 10 a 13j unho em Curitiba-PR.

ñ  Reunião Conjunta da Diretoria Executiva, Conselho de Administração, Conselho Consultivo e conselho Fiscal da FENAPAES realizada no dia 1 de julho de 2003 em Bento Gonçalves - RS.

ñ  Reunião da Diretoria Executiva da Fenapaes, realizada no dia 06 de agosto de 2003 em Brasília-DF.

ñ  Reunião da Diretoria Fenapaes realizada em Florianópolis - SC nos dias 24 e 25 de março de 2004.

ñ  Reunião Conjunta da Diretoria Executiva, Conselho de Administração, Conselho Consultivo Fiscal Fenapaes, realizada em Campo Grande - MS, no período de 21 a 23 de abril de 2004.

ñ  Reunião da Diretoria Executiva da Fenapaes e Comissão Organizadora da XVII Olimpíada Nacional das Apaes realizada em GoiâniaGO, nos dia 15 e16 de agosto de2004.

ñ  Reunião Conjunta da Diretoria Executiva, de Administração e Conselho Fiscal realizado em Goiânia - GO nos dias 19 e 20 de novembro de 2004.

ñ  Reunião Conjunta da Diretoria Executiva e do Conselho de Administração Regional do Centro - Oeste, realizada em CuiabáMT. Realizada em 17de abril de 2005.

ñ  Reunião da Diretoria Executiva e Conselho de Administração da Fenapaes, realizada em PalmasTO nos dias 08 e 09 de setembro de 2005.

ñ  Reunião Conjunta da Diretoria Executiva Consultiva, Conselhos de Administração Fiscal e Consultivo, Comissão Jurídica e Presidentes das Federações das Apaes eleitos para o biênio 2006/2007, realizada na Paraíba nos dias 12,13,14 de novembro de 2005.

ñ  Reunião Conjunta da Diretoria Executiva, Conselho de Administração Fiscal e Consultivo, Comissão Jurídica e Presidentes das Federações das Apaes  dos Estados eleitos para  o biênio 2006/2007, realizada em 15 de novembro de 2005, em João PessoaPB ,para discussão de propostas para alterações estatuárias.

ñ  Reunião da Diretoria Executiva para o biênio 2006/2007 realizada em 24 de março de 2006, às 15 horas.

ñ  Reunião da Diretoria Executiva e Conselho de Administração para o triênio 2006/2008, realizada no dia 26 de março em Brasília - Distrito Federal.

ñ  Reunião da Diretoria Executiva e Conselho de Administração para o triênio 2006/2008, realizada dia 27 de março de 2006 em Brasília DF.

ñ  Reunião da Diretoria Executiva e Conselho de Administração para o triênio 2006/2008, realizada no dia 01 de dezembro de 2006, no hotel ST.Paul em BrasíliaDF.

ñ  Reunião da Diretoria Executiva e Conselho de Administração para o triênio 2006/2008, realizada nos dias 16 e 17 de setembro de 2007 no hotel ST. Paul em BrasíliaDF.

ñ  Diretoria Executiva e Conselho de Administração para o triênio 2006/20008.

ñ  Diretoria Fiscal e Conselho de Administração para o triênio 2006/2008, realizada no hotel San Marco no Distrito Federal.

ñ  Reunião da Diretoria Executiva, Conselho de Administração e Conselho Fiscal realizada no salão de Convenções Vitoria no hotel Radissom no dia 03 de novembro de 2008.

ñ  Reunião da Diretoria Fenapaes em Florianópolis - SC, nos dias 24 e 25 de março de 2004.

ñ  Executiva da Fenapaes realizada em Campo GrandeMS no dia 20 abril de 2004.

ñ  Reunião conjunta da Diretoria Executiva de Administração e Conselho de Administração da Fenapaes realizada em Campo GrandeMS. No período de 21 a 23 de abril de 2004.

Dias 15 e 16 de  agosto  2004.

Eventos

Reunião da Diretoria Executiva da Fenapaes Comissão XVII Olimpíada Nacional das Apaes, realizada  nos  dias  15 e 16  de  agosto de  2004.

Reunião conjunta da Diretoria Executiva, Conselho de Administração e  Conselho Fiscal Fenapaes  realizada em  GoiâniaGO, nos dias  19 e20 de novembro  de2004.

Reunião conjunta da Diretoria Executiva e do conselho de Administração Regional do CentroOeste, realizada em 17 de abril de 2005 em Cuiabá - MT.

Reunião da Diretoria Executiva da Fenapaes realizada no dia 06 de agosto de 2006 em BrasíliaDF.

Parte

Assembleia Geral Ordinária realizada em 03 de julho de 2003, no Centro de Convenções Fernandinho na cidade de Bento Gonçalves - RS e Assembleia geral e extraordinária.

Assembleia geral Ordinária e Extraordinária da FENAPAES ,realizada no dia 16 de novembro  de 2005,na cidade de João Pessoa - PB.

Nós no segundo mandato ficamos de 2001 a 2003 ele como presidente eu e Rodrigo como Auto - Defensores para mim foi um período de muitos trabalhos mais também de muito aprendizado.
A minha ultima viajem como Auto Defensora foi para a cidade de João Pessoa - PB. Foi para o Congresso Nacional Nossa Arte no dia 15 de novembro de 2005.
Na época eu Waldinéia e Rodrigo fomos para o estúdio para tirar a foto para
a campanha  Cartão de Natal e  para a revista  amigos da APA

Outro Assunto      08-06-09.

Minha trajetória como autodefensora começou no mandato que ocorreu entre o período de 1999 a 2001.
Na época de 1999 á 2001 eu estava com 29 anos e terminei com 32 para 33 anos. Foi uma época de muito trabalho e muitas reuniões também.
No final de 1999 para o começo de 2000 foi feita a primeira reunião na FENAPAES.
Aconteceu no dia 15 março do mês 2000 as 9:35 da manhã o presidente da FENAPAES na época era o atual senador Flávio Anis.
No primeiro encontro nós fomos com a Sra. Maria Elena ela nos explicou como era ser autodefensor e sobre as reuniões e as viagens também, na primeira viajem foi para mim e Rodrigo uma novidade. Conhecemos muitas coisas e lugares, mas também tinha a reuniões.
Em uma dessas viajem foi no mês do meu aniversário e eles fizeram uma surpresa para mim, gostei muito, fiquei feliz.
Foram muitas viagens conheci várias cidades diferentes na época fui para o Sul e fui para o Nordeste o Norte e também o Centro-Oeste.
 A primeira viajem foi em julho de 1999 que foi  para FortalezaCeará me lembro  muito bem quem foi de acompanhante  a Sra. Maria Elena me lembro  que neste mês tínhamos que estar  em Fortaleza para a primeira reunião que foi para falar sobre o festival Nossa Arte, a diretoria sempre tinha que ir uma Semana antes de começar o  evento.
O hotel que eu e o colega Rodrigo ficamos hospedados era muito bom, nós tínhamos um tratamento de príncipe e princesa em todas as viajem que fazíamos todos gostavam muito de mim e de Rodrigo.
 O Sr. Luiz Alberto fazia questão sempre de conceder a palavra para nós dois.
    Todas as viagens era uma semana fora, era muito cansativo porque nas viagens não tinha como descansar e as reuniões eram no próprio hotel. Eram muitos assuntos, por exemplo: como era e o que fazia em cada Apae, como cada um dos presidentes faziam para ter recursos para suas as Apaes eles nos  contavam que arrecadavam recursos para se manter funcionando e para manter os funcionários  porque na época as Apaes não tinham muitos recursos e até hoje ainda não tem.
Naquela época fazíamos todas as reuniões juntas e era como é hoje. Teve uma viajem que os auto - defensores fizeram e que ficam em alojamento, e eles nesta viajem, neste encontro ficaram muito chateados porque eu e Rodrigo ficamos no hotel no evento XXI Congresso Nacional das APAEs, II Fórum de Autodefensores, de 01 a 05 de julho de 2005, em Bento Gonçalves – RS na Federação das APAEs do estado do Rio Grande do Sul.  Gestão 2003-2005.
Eles ficaram tristes e reclamaram e com razão eles na época viviam perguntando por que nos dois tínhamos estes privilégios de se hospedar no hotel e eles não. Eu explicava para eles que eu e Rodrigo tínhamos que ficar por sermos da diretoria e termos que participar das reuniões e se nós dois estivéssemos facilitaria muito para todos nós.  Principalmente a eles porque a maioria das reuniões era para tratar assuntos referentes a eles, mas também não era sobre este assunto que falávamos nas reuniões falávamos também sobre prestação de contas, os presidentes e diretores levavam cada um o seu relatório do estado de quanto gastavam e o quanto iriam gastar.

Outro momento da minha gestão 2001 a 2003

Na segunda viajem fui para Aracaju no Congresso Nacional, foi muito divertido fui para a praia pela tarde, eu e Rodrigo conhecemos o ator Marcelo Antony que estava correndo na praia ás 18:30 da noite o hotel ficava em frente a praia.
O Por do sol visto da janela do quarto do hotel é uma imagem muito linda de se ver que vai ficar por muito e muito tempo em minha memória.

Voltando novamente as reuniões e atas:

Ata da Reunião da Diretoria Executiva e Conselho de Administração da Federação Nacional das APAES, realizada em Bento Gonçalves - RS, nos dias 16 e 17de maio de 2002.
O hotel chamaDallOnder, em Bento Gonçalves, Rio grande do Sul reuniu- se a Diretoria Executiva e o Conselho de Administração da Federação Nacional da APAEs  sobre a presidência  de Luiz Alberto Silva.
Vou colocar algumas coisas que falamos nesta reunião sobre o CONADE, Ministério Público, OAB, MEC, CORDE, FUNDEF.
Para educação, diz que o movimento é forte e temos que batalhar para conseguir alcançar nossos objetivos.
Quem era o diretor financeiro da época foi o Primeiro Diretor Financeiro Sr. Alexandre da Fenapaes que apresentou o relatório da APAE NOEL 2001.
Neste período falamos sobre a APAE- EDUCADORA IIICEBAS CETIFICADO DE FILANTROPIA. Falamos também sobre os CARTÕES DE NATAL para cada APAE.CALEDÁRIO.
Conversamos do XXI Congresso Nacional das APAES outro assunto que falamos foi a SECESP/MEC.

Na época foi falado também sobre da AACD discutimos até sobre ELEIÇÃO SECRETA para TELE APAE.

O evento que para mim foi um dos mais importantes que foi onde eu e Rodrigo recebemos um observação, foi na XVII Olimpíadas das APAEs na cidade de GoiâniaGoiás  de 17 a 25 de novembro de 2004.

Vou falar de dois momentos importantes para mim o primeiro foi lançamento do Jubileu de ouro em Brasília - DF de 2004. Homenagem de participação amigo da causa.
O segundo momento foi muito importante, foi na APAE 50 anos uma trajetória de conquista pela valorização da vida em novembro de 2005.
Em 2003 a Federação Nacional das APAEs.  Motivada pelos resultados obtidos com o programa a gestante do Estado de Mato Grosso do Sul, campanha em nível nacional para a implantação do programa em todo o país através de parceria com as Federações das APAE’s dos Estados e Secretarias Municipais de saúde.

Um dos objetivos do programa é reduzir a mortalidade materno-infantil e outros agravos que possam acometer mãe e filho.

Comecei como Auto Defensora na Gestão do Sr. Luiz Alberto Silva.   Eu comecei a trabalhar no mês de outubro de 2001.

Fazer estas memorias é muito legal porque todos vão ler e vão gostar muito do que eu escrevi. Ficarei muito feliz depois que eu terminar minhas memorias vai ser muito gratificante para mim. Até eu fiquei surpresa comigo com esses textos que estou escrevendo eu estou muito feliz porque sou capaz.
        Vou deixar está frase para o fechamento deste texto que vai ficar muito bonito e muito criativo.
 No “Programa de Proteção a Gestante” conheci como faz o teste do pezinho e as instalações da APAE.

No evento Nossa Arte que foi realizado em São Paulo em maio de 2002 conhecemos o cantor Fábio JR. E sua esposa na época.

Agora vou falar dos amiguinhos das APAEs e Cartões de Natal fomos fazer as fotos em um estúdio eu Waldinéia e Rodrigo para  a revistinha   amigos  da APAE. Edição nº1 de Lançamento. Onde conta a história de um menino que  se  chama Guidinho e o  carro Águia negra. A história conta de uma menina que se chama Patrícia que só quer saber de se dar bem, mas ela no final perde a corrida e o Guidinho ganhou, quando a pessoa quer prejudicar a outra é a própria pessoa sai prejudicada.

Sobre o Programa de Proteção a Gestante

Em 2003 a Federação Nacional APAEs,  motivada  pelos  estudos  obtidos com  o programa  de Proteção a gestante do Estado de Mato Grosso  do Sul, iniciou uma campanha  em  nível nacional  para implantação  do programa em todo o país, através  de parcerias com  as Federações  das APAES  dos Estados e das Secretarias Municipais de Saúde. Um dos objetivos do Programa é reduzir a mortalidade materno-infantil e outros agravos que possam acometer mãe e filho.

ñ  Luiz- Alberto Silva - Presidente

Foi Presidente da Federação- Nacional da APAES. Nas gestões 2001/2003 e 2003/2005.

ñ  José Dinewiz – Vice Presidente

Assumiu o cargo de Vice Presidente da Federação Nacional das APAES. Gestão 2003/2005.

ñ  Marco Aurélio Ubiale - Diretor- Financeiro

Em 2005 assumiu a função de Coordenador Geral das Coordenadorias. Na Federação Nacional das APAEs, gestão 2003/2005 assumiu a função de 1º Diretor Financeiro, tendo sido eleito 2º Diretor Financeiro para Gestão 2006/2008.

ñ  Doracy Gonçalves Nonato - Diretora Secretaria

Na Federação Nacional das APAEs, assumiu  a função de Diretora Secretária nos biênios 2001/2003-2003/2005 reeleita para o biênio 200/2001.

ñ  Sr ª Maria Amélia Vampré XavierDiretora para Assuntos Internacionais.

O mandato que ela exerceu no período de 2001 a 2003 e 2003/2005. Ela foi e ainda é Diretora para Assuntos Internacional.

ñ  Sr ª Maristela Lina Andrade Ribeiro- Diretora- Secretária

No período de 2001/2003 de 2003 a 2005. Ela foi Diretora Financeira da FENAPAEs.

ñ  Sr Justino Alves PereiraTitular do Conselho Fiscal

O Sr Justino além de titular ele foi presidente da APAE de Brasília                  durante três mandatos. Conselho Fiscal da Fenapaes na Gestão 2003/2005.

ñ  Unírio Bernadi - Titular do Conselho Fiscal

Conselheiro Financeiro da Fenapaes com sede em Brasília de outubro 2004 a julho de 2005 ele ficou como titular durante a gestão 2006/2008.

ñ  Expedito Alves De Melo - Titular do Conselho Fiscal

O Sr Expedito ele ainda é titular do conselho fiscal da federação nacional.

ñ  Seme Gabriel - Suplente Do Conselho Fiscal

A Gestão do Sr Seme Gabriel foi de 2005 a 2007.

ñ  James LagesSuplente do Conselho Fiscal

Gestão do Sr James Lages no período de 2005/2007.

Os Parceiros da época

11º Sollo Itapemirim

Sobre o XXII Congresso Nacional Da APAEs

III Fórum de Auto Defensores

Foi Realizado em João Pessoa, capital da Paraíba, que foi sede do Congresso que reuniu mais de 2500 congressistas de todo o Brasil.
Durante cinco dias, no período de 13 a 18 de novembro de 2005, o Estado da Paraíba recebeu profissionais, familiares, dirigentes, estudantes, e amigos da causa, vindos dos diversos Estados para o grande evento Apaeano marcado com o calor humano e espírito de unicidade que caracteriza o movimento das APAEs.
Promovido pela Federação Nacional das APAEs, realizado pela Federação das APAEs do Estado da Paraíba e APAE de João Pessoa, o Congresso, que promoveu Congraçamento  de mais de 2500 participantes atingiu, através  da vasta   programação desenvolvida  os objetivos propostos
O Congresso teve como tema central APAE - Uma trajetória de conquistas pela valorização da vida
Auto Defensores Nacional Rodrigo e Waldinéia receberam o troféu jubileu de Ouro das APAEs, do presidente da Federação do Estado da Paraíba Ivaldo Araújo e do Presidente da FENAPAEs  Luiz Alberto Silva.

A aplaudida entrada das bandeiras dos Estados foi um dos mais bonitos momentos da solenidade de abertura.

Abertura solene do XXII Congresso

Diretoria FENAPAEs 2006/2008. Estavam da direita para esquerda:

Deputado Eduardo Barbosa, presidente; José Diniewicz vicepresidente; Marco Aurélio Ubiali - diretor financeiro; Solange M. C. de Brito - diretora secretária; Alba R. Lobato Norte - diretora secretária; Maria Helena Alcêtara diretora financeira; Maria Amélia Vampré Xavier - diretora  de assuntos internacionais.
O III Fórum Nacional de Auto Defensores, realizado durante o XXX Congresso Nacional das APAEs  reuniu  os Auto Defensores,  representantes  das Federações das APAEs e dos Estados Auto Defensores Nacionais das APAEs,  com a participação  do coordenadores estaduais  de Auto Defensoria.

Na época as professoras Thelma Sueli Matosinhos Lowen e Maria Martha Boeira Fellows, coordenadoras  nacionais  de Autodefensoria   constaram  várias atividade como: Palestras, Eleição, Seleção de trabalhos para a criação da logomarca  da Auto Defensoria  e a Carta  de  Recomendações.

Ao lado jovens de todo o Brasil discutiram assuntos da Auto Defensoria.  Palestras foram prestigiadas pela Coordenadora Nacional da Corte Isabel Loureiro Maior.

Auto Defensores Nacionais Gestão 2006/2008.  Ela foi como eu, fomos Auto Defensora André da Veiga Lima Bastos.

Dado continuação a falar sob o troféuJubileu de Ouro” aos dirigentes Apaeanos Alto Defensores Nacionais pelos pronunciamentos das autoridades: Presidente da Federação da APAEs  do Estado da Paraíba Ivaldo Araújo, Presidente  da Federação Nacional das APAEs Luiz Alberto Silva  e dos Auto Defensores Nacionais Waldinéia Santana Ramos e Rodrigo Marinho Noronha.

Outro momento importante também foi da viajem que fiz foi para o Tocantins para o Festival Nossa Arte, durante três dias, de 9 a 11 de novembro de 2005.

Para mim, ter vivenciado esse momento não tem preço, de ter convivido com estes jovens tão carentes de carinho e atenção.

valeu a pena de ter participado do VI Festival Nossa Arte de ver as crianças e jovens se apresentado, foi bonito de se ver.

Outro momento que foi muito importante quando eu e Rodrigo fomos na Câmara dos Deputados a convite do Sr  José Sarney no ano de 2002.Fomos conhecer o  gabinete do Sr  José  Sarney ele foi muito educado com todos nós. Luiz Alberto Silva conseguiu recursos para uma viajem que tínhamos que fazer.

Outro assunto - Inclusão

Na minha opinião em relação  a este  assunto tem sim  que a ver inclusão de crianças e jovens  com deficiência  intelectual e múltipla nas escolas normais.

Fui também ao Senado, na época quem presidia era Sr Michel Temer eu e Rodrigo fomos conhecer e fazer uma visita que não me lembro de o que foi discutido neste dia.

Sr Tânia ficou no mandato na época de 2001 a 2005 como Presidente da Federação do Rio de Janeiro.

O Auto Defensor tem por direito a se eleger mais uma vez se o presidente ficar na Fenapaes e também tem as eleições que os colegas elegem os novos Auto Defensores por voto dos colegas e diretores de Apaes.

O primeiro foi realizado em 12 de julho na cidade de Fortaleza.

O segundo em novembro 2005 na cidade de João Pessoa/PB de 13 a 18 de novembro de 2005, discutimos e recomendamos.

Meu Relato de experiência Como AUTODEFENSORA

Quando eu, Waldinéia, falo sobre a Auto Defensoria, me emociono. Eu aprendi muitas coisas enquanto eu estive no cargo de Auto Defensoria.  Tive muito apoio de todos os presidentes de Federação. Aprendi e cresci muito como pessoa.  Eu quero agradecer em especial a duas pessoas que são o Sr. Flávio Arnis. Na época Presidente da Federação Nacional das APAES, agora atual Senador da República. Eu não poderia esquecer a pessoa que foi minha professora Maria  Helena, que também  foi muito importante.
Nas reuniões eu gostava e aprendi muito. Eu agradeço minha família e principalmente a minha mãe. E também participei de uma olimpíada. No meu ponto de vista o importante e competir e não só ganhar. Falando em viagem teve o congresso que também foi muito proveitoso. A cada viagem aprendi coisas novas.
Todos eram muito atenciosos comigo em todas as reuniões me ouviam com atenção. Eu dava sugestões e opiniões. Eu me sentia muito valorizada e respeitada quando estava falando.
Quando falo dos autodefensores ai que me emociono mesmo tenho um carinho especial por cada um deles. Eu na gestão anterior pude mostrar o que sou capaz de fazer por todos os meus colegas autodefensores. Juntamente com a equipe do Luiz Alberto ex-presidente da Federação Nacional pode discutir melhorias para o movimento como um todo.
E agradeço ao Dr. Eduardo por me dar essa oportunidade. Eu gostaria que todas as pessoas com deficiência tivessem a mesma oportunidade que eu tive de entrar no mercado de trabalho, pois isso é um grande estímulo para todos. E para ser capaz de qualquer coisa basta a pessoa querer.